sexta-feira, 1 de maio de 2015

ANIVERSARIO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE GADO BRAVO

(Gado Bravo)

 O município de Gado Bravo teve seu povoamento iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com migrações de origem endógena e exógena, principalmente do estado de Pernambuco, não se sabe porque, talvez pela proximidade da fronteira interestadual. Iniciou-se como uma pequena vila, com suas precariedades de época, seus primeiros nomes foram: Olha d´água, Vilha São José, Cruzeiro, Curtume e Gado Bravo, a origem do atual nome, se da devido a criação de Bovinos (Gado), a criação era rebelde (brava), os criadores ao conduzir o rebanho gritavam “vai gado bravo”, a citação foi pegando ate que se surgiu o nome da localidade, os tempos foram passando os habitantes aumentando, a vila teve sua primeira feira-central por volta de 1929, onde mais tarde se tornaria Gado Bravo Distrito do Município de Aroeiras, e através de um Plebiscito Popular em 29 de abril de 1994 deixou de ser distrito de Aroeiras e tornou-se Município. Em 1996 elegeu seu primeiro Prefeito, Salomão Lucena, que por problemas de saúde veio a falecer em 1997.

O Município de Gado Bravo, limita-se ao Norte com os Municípios de Aroeiras e Queimadas, ao Sol com Umbuzeiro e Santa Cecília, a Leste com Aroeiras e a Oeste com Barra de Santana,  encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, região do Médio Paraíba. Seus principais tributários são: os rios Paraíba e Paraibinha e os riachos Cachoeirão, dos Macacos, Itália, Salinas e Tapuio, a vegetação é composta por Floresta Caducifólia, Cerrado e Caatinga.

Tem como principais atividades culturais e de lazer, o Futebol e Vaquejada, a Tradicional Festa de seu padroeiro São José, o Festejo do Tapuio, os cocos-de-roda. Tem como fontes de rendas, a agricultura com plantios e cultivo de milho, feijão e fava, a pecuária com criação de bovinos e caprino.



 Gado Bravo completa 21 anos  com conquistas, com vitorias, com altos e baixos, e com o desejo de dias melhores, de mais compromissos, de mais respeito com esse povo adorado, essa terra acolhedora. Gado Braco precisa de mais investimentos, para poder crescer e avançar,precisa urgente de políticos sérios voltados para para o trabalho serio e compromissados com o bem dessa terra.

Ao comemorar 21 anos, Gado Bravo teve sua mais nova conquista a saída do isolamento asfáltico com a conclusão da obra asfáltica, realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, um compromisso assumido pelo Governador Ricardo Coutinho com os Gadobravenses.





Blog: GBV  

Nenhum comentário:

Postar um comentário